Conheça os Educadores Integrativos do Sono Infantil e Bem-estar familiar afiliados ao FWII

Os Educadores afiliados foram certificados pelo FWII e se comprometem a levar os PRINCÍPIOS do Family Wellness International Institute em seus atendimentos:

Respeitar todos os estilos de parentalidade;

Incentivar a criação de laços entre pais e filhos;

Ter empatia com todas as famílias independente de crença, raça, opção sexual;

Educar SOBRE o sono da criança e não o sono da criança, tendo todo atendimento baseado na ciência do sono;

Não realizar treinamento de sono;

Trabalhar de forma multidisciplinar;

Respeitar a escolha de cada família sobre a forma que a criança adormece;

Manter um alto nível de profissionalismo;

Considerar os 8 princípios do Attachment Parenting International (Criação com Apego).


Os afiliados trabalham de forma independente, portanto não têm vínculo empregatício ou contrato com o Family Wellness International Institute. Antes de contratar um dos Educadores afiliados, é de sua responsabilidade avaliar a proposta de trabalho e atendimento de acordo com a sua situação pessoal e buscar referências sobre o Educador Integrativo do Sono. O Family Wellness International Institute não se responsabiliza pelo seu atendimento, seja o valor, agendamento, e o acompanhamento. A contratação deve ser tratada diretamente com o Educador que você decida contatar.


O que é a Educação Integrativa do Sono:

Dormir é essencial para o desenvolvimento, principalmente na infância. Um sono de má qualidade e quantidade podem ter efeitos cognitivos, memória, aprendizado, físico, emocionais e comportamentais significantes na vida da criança. O foco da Educação Integrativa do Sono é proporcionar bem-estar para crianças de 0 a 13 anos e suas famílias.

Geralmente é o pediatra o primeiro profissional que vai conversar sobre sono com a família. Porém, há vários profissionais que têm um papel vital em identificar, ajudar com a prevenção, intervir, e monitor o progresso diário. Profissionais esses como o nutricionista, dentista, otorrinolaringologista, psicólogo, enfermeiros, consultores em amamentação, educadores, cuidadores e professores que podem melhor prover um atendimento multidisciplinar entre profissionais e melhor resultado para a criança e a família. Quando o trabalho é multidisciplinar as chances de problemas a longo prazo são mínimas, e o progresso nas funções diárias com o sono são impactantes.

A privação de sono pode afetar mais de uma área na vida da criança. Por exemplo, a sonolência diurna pode impactar a performance da criança na escola, assim como irritabilidade de problemas com humor que interferem com a vida social da criança. Dessa forma, profissionais como professor, psicopedagoga, talvez sejam os primeiros profissionais a notar as consequências da privação de sono na criança, e que precisam comunicar com a família assim como recomendar outros profissionais para avaliar tais preocupações.

Atualmente, é raro o profissional que efetivamente ajuda a família com os problemas de sono devido a falta de conhecimento científico, e infelizmente é comum a oferta de remédios, melatonina sintética ou até mesmo treinamento de sono para mudar o quadro. O que acontece é que dessa forma os profissionais e a família estariam tentando se livrar do sintoma (a baixa performance na escola), o problema e sua raiz podem facilmente passar despercebidos (privação de sono devido a alimentação, por exemplo). E é por isso que uma Educação sobre o sono de forma personalizada e integrativa traz benefícios para a resolução do problema. O Educador media entre os fatos, fazendo uma triagem sobre os possíveis aspectos que estão interferindo com o sono e auxiliando a família quanto aos devidos encaminhamentos quando necessário. O Educador Integrativo impacta positivamente a saúde e o bem-estar da criança, coordena juntamente com a família os profissionais necessários para trabalhar de forma multidisciplinar e presta assistência para a família continuamente pelo período contratado. De fato, devido a privação de sono representar variações complexas, a Educação de Sono é a primeira recomendação para as famílias. Onde a família pode apresentar o problema e o histórico de padrões de sono passados e atuais, ser referenciada para os profissionais adequados quando necessário e receber o apoio do Educador Integrativo.

Os Educadores Integrativos do Sono não foram certificados para dar conselhos médicos ou fazer terapias com crianças ou adultos, porém alguns deles têm formações como pediatras, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos etc. Caso você queira se consultar com algum deles além do processo de Educação Integrativa do Sono, é de sua responsabilidade checar os devidos registros de classe de cada profissional e suas referências.

Mesmo que alguns afiliados trabalhem apenas como Educador Integrativo do Sono, todos eles foram certificados para fazer os devidos encaminhamentos médicos ou psicológicos quando houver necessidade. O sono é um trabalho multidisciplinar, e o papel do Educador Integrativo é educar a sua família para proporcionar um sono saudável para sua criança de 0 a 13 anos de idade, mostrando qual é o papel do sono, a importância de seguir ritmos e rotinas para facilitar e melhorar a qualidade do sono noturno, te mostrar o que é esperado para cada faixa etária quanto os despertares noturnos e como oferecer um sono saudável, educando sua família sobre os possíveis aspectos que estão interferindo com esse processo. A Educação Integrativa do Sono prove um entendimento didático quanto a regulação do sono tanto de dia quanto a noite, os estágios de sono, e as mudanças por desenvolvimento, reduzindo assim a preocupação obsessiva dos pais quanto ao sono que são um dos fatores que contribuem para a insônia em primeiro lugar.

Devido ao sono ter diversas raízes, todos os afiliados trabalham em conjunto com um time contendo um Psicólogo, Nutricionista, Consultora em amamentação e Terapeuta Ocupacional quando necessário. Trabalhar com o Educador Integrativo do Sono Infantil e bem-estar familiar é acolhedor, pois é ele que te acompanha diariamente, que te oferece suporte, que tira suas dúvidas, que te mostra o caminho para proporcionar um sono de qualidade para seus filhos e bem-estar para toda sua família.


Apego e Sono andam na mesma direção:

Os afiliados focam no sono, e não no adormecer. Os afiliados não trabalham com método de sono, nem tampouco focam na mudança de associação de sono para que sua criança tenha um sono saudável. Os afiliados e o FWII acreditam que a família é a única responsável por fazer a escolha de como a criança deve adormecer, por isso, quando o assunto é adormecer, o objetivo maior do Educador é validar o seu instinto.


Entre em contato com um de nossos afiliados e tire as suas dúvidas!

Anna Carolina Polato Yanagiura Gomes

Enfermeira

Consultora Internacional em Amamentação

COREN 194.002-SP

IBCLC: L-105980

Educadora Integrativa do Sono

Educadora Parental em Disciplina Positiva

www.momyassessoria.com.br

+55 14 99801-5897

Instagram: @momyassessoria
Jaqueline Belmudes

Psicóloga Parental e Perinatal

Educadora Integrativa de Sono Infantil e Bem Estar Familiar

Educadora Parental em Disciplina Positiva

+55 19 99733.3374

jaquelinebelmudes@gmail.com

Instagram: @psi.jaquelinebelmudes
Sarah Mendonça

Educadora Integrativa do Sono Infantil

Educadora Parental em Disciplina Positiva

Consultora em Amamentação

Graduanda em Psicopedagogia

+55 21 98863-2315

sarah@manualdamaternidade.com.br

Instagram: @sarahmendoncarj
Gisele Palmas

Educadora Integrativa do Sono Infantil

Estudante de Psicologia

Especialização na Intervenção na Relação Pais-bebê com aprofundamento na Teoria de D.D. Winnicott (em andamente)

Educadora Parental em Disciplina Positiva

Doula de parto e pós-parto

Consultora em amamentação

+55 62 98286-4767

Instagram: @giselepalmas