CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Acolhimento de mães e famílias
Cuidando de Quem Cuida
Conheça a história desse projeto

O projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA começou após uma pesquisa online sobre privação de sono e os resultados trouxeram um grande alerta: Mães chegando atrasadas no trabalho e não desenvolvendo suas funções bem, casamentos beirando divórcio, mães emocionalmente abaladas e colocando a vida delas em risco e de seus filhos também. As mães que participaram da pesquisa relataram que não apenas a privação de sono, mas que outros fatores familiares estavam contribuindo para tais comportamentos.

O FWII iniciou então algumas postagens de campanha educacional para não sacudir o bebê e os riscos de tal ato. Nós notamos, no entanto, que a grande maioria das mães e famílias sabem que não devem sacudir bebês, por exemplo, mas ainda assim as pessoas continuam fazendo. Trouxemos então informações em nossas redes sociais para que as mães pedissem ajuda para seus profissionais de saúde imediatos, porém muitas famílias relataram que isso já foi feito, mas que pouco ou nada é feito, e entendemos que infelizmente isso acontece pois muitos profissionais da saúde sejam ginecologistas, pediatras e até mesmo muitos psicólogos estão despreparados para atender puérperas e não há especialização perinatal e pós natal nos atendimentos. E, além disso, sabemos que a grande maioria das famílias não têm condições de contratar o profissional adequado para auxilia-las com suas demandas emocionais, sejam essas condições financeiras ou até mesmo por falta de acesso a profissionais com essas primícias e, mais que isso, profissionais que têm o atendimento enraizado na Teoria do Apego.

Nasce então o CUIDANDO DE QUEM CUIDA – Acolhimento de mães e famílias. A primeira plataforma psicológica e online totalmente direcionada para famílias baseada na ciência do Apego no Brasil!


Entenda o que é apego

O FWII, através da Saúde Integrativa Infantil, centraliza seus conceitos e missões na ciência da Teoria do Apego. Apego é uma questão de sobrevivência para nossas crianças, ele vai além do que os pais fazem para suas crianças e sim QUEM os pais SÃO para elas.

As pessoas geralmente não conhecem sobre APEGO em sua essência. Muito se fala sobre uma lista de coisas que é entregue aos pais para fazer para que eles possam criar seus filhos com apego. Mas apego é um laço emocional profundo que conecta uma pessoa a outra através do tempo e do espaço. (Ainsworth e Bowlby). E ele se desenvolve principalmente nos primeiros 5 anos de vida, mas esse vínculo que interfere em todos os nossos relacionamentos e emoções nos acompanha para o resto da vida. Talvez você nunca tenha ouvido falar de apego, e a realidade é que você nem precisa saber que existe esse campo de estudo para verdadeiramente criar a sua criança com apego. Criar com apego não é um estilo de parentalidade ou de criação, criar com apego é INATO. Nós literalmente podemos moldar o cérebro de nossos filhos para toda a vida. Com intencionalidade podemos mudar o rumo da evolução cultural desse planeta a partir do momento que temos crianças que viram adultos emocionalmente saudáveis.

A ciência do Apego explora como o relacionamento que temos com nossas crianças moldam o desenvolvimento das mesmas. O que muitas pessoas não sabem é que o melhor preditor de como será o tipo de apego da criança não é o que os pais fazem para ela, e sim como esses pais e cuidadores primários estão com relação a vida deles mesmos e a figura que eles apresentam todos os dias para suas crianças.

Nós, adultos, precisamos ser gentis e oferecer compaixão para nós mesmos assim como para os nossos filhos. Temos o poder de vir a termos com a nossa criança interior, a bagagem emocional que levamos para nossa vida adulta, para nossos relacionamentos, para dentro do casamento, do trabalho e, consequentemente, vir a termos com o que estamos fazendo com os nossos filhos, podendo quebrar o ciclo de uma disciplina autoritária e parar de repetir os mesmos erros que nós vivemos na nossa infância. Quando você entende o que aconteceu e acontece na sua vida - como coisas que não faziam sentido quando você era criança, a forma que você reflete na sua história e o cuidado profissional que te acompanha afeta a sua estrutura cerebral, pois o nosso cérebro está sempre mudando em resposta ao que fazemos. Isso se chama neuroplasticidade! E nós podemos criar crianças resilientes e saudáveis a partir do momento que temos um melhor entendimento da nossa própria vida!


VISÃO

O FWII apresenta a primeira e única plataforma online para gestantes, mães e famílias, com atendimento focado em Psicologia Prenatal, Puerpério e na Teoria do Apego. É uma oferta de mudança de vida que afetará diretamente a sua maternidade, pois apego é uma forma de como nos relacionamos com outras pessoas e há sempre tempo para fazer sentido de como seu passado está influenciando o seu presente, não importa a sua idade e nem a idade de seus filhos, mesmo que seus filhos já sejam adolescentes! Mais que isso, o FWII quer oferecer a oportunidade para quem não tem acesso a esse serviço seja por falta de profissional adequado e principalmente para quem não tem condições financeiras para receber um atendimento psicológico.

Esse projeto surgiu após relatos de mães que passam pela privação de sono, porém sabemos que o sono muitas vezes é apenas a ponta do iceberg. Nós queremos ajudar a sua família seja por motivos de privação de sono, desafios conjugais, desafios familiares, desafios com filhos etc (confira a lista completa abaixo). Se você precisa de uma escuta de acolhimento psicológico o CUIDANDO DE QUEM CUIDA é para você!

Sabemos que muitas famílias não têm opção na escolha de um profissional, muito menos chances de pagar por um atendimento. Pensando nisso o FWII uniu profissionais que estão com o coração alinhado nesse projeto desde quem fará o primeiro contato com você, o atendimento social para garantir a sua vaga e o cuidado da psicóloga durante o atendimento.

O projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA oferece atendimento totalmente gratuito e também em um valor social dependendo da sua renda familiar e condições sociais da sua família.

Queremos quebrar o mito de que atendimento psicológico é só para casos extremos. Todos se beneficiam de uma escuta psicológica! Veja no final dessa página alguns depoimentos sobre os nossos primeiros atendimentos.


MISSÃO

- Proporcionar oportunidade de acolhimento para mães e famílias de forma online de fácil acesso para todos através de encontros mensais na Roda de Apoio Para Mães.

- O projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA é enraizado na Psicologia Prenatal, do Puerpério, Sistêmica e na Ciência do Apego.

- Psicologia Social*: O coração desse projeto está centralizado no oferecimento de um atendimento de acolhimento e escuta ativa de forma gratuita para famílias de baixa renda ou através de um valor social! O FWII entende que apenas campanhas não mudam vidas. E queremos te auxiliar a transformar a sua maternidade através das raízes que verdadeiramente precisam ser observadas.


CONHEÇA NOSSO TIME DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Letícia Aparecida Silva CRP 12/17621 @falandoemfamilia

Jaqueline Belmudes Ferreira CRP 06/92494 @jaquelinebelmudes

Carina Souza do Amaral CRP 06/118953 @maternidadepensante


CONHEÇA AS PESSOAS POR DE TRÁS DO PROJETO

Jessica Moura – Family Wellness International Institute é o realizador e patrocinador do projeto

Paula Reis – Secretária do FWII – A Paula é a administradora representante do FWII no Brasil e ela será o seu primeiro contato para participar do projeto e agendando o seu atendimento individual.

Letícia Aparecida Silva – Psicóloga

Gisele Palmas – estagiária em Psicologia, Doula, Educadora Integrativa do Sono e Educadora Parental em Disciplina Positiva.

Elas estarão conduzindo a roda CUIDANDO DE QUEM CUIDA recebendo todas as pessoas que desejam participar do projeto para que se familiarizem com outras mães que já passaram pelo nosso atendimento e participem do tema mensal do encontro para auxiliar a sua maternidade e também para que recebam auxílio geral sobre privação de sono.

Monalizza Erlacher – Advogada- Cuidando de toda parte legal e social do projeto, ela estará revisando os formulários e entrevistando as famílias que preencherem os pré-requisitos para o atendimento individual gratuito.

Jaqueline Belmudes, Letícia Silva e Carina Souza – Psicólogas que estarão fazendo os atendimentos de escuta ativa e acolhimento online.


COMO PARTICIPAR DO PROJETO CUIDANDO DE QUEM CUIDA
Opção 1 – Atendimento no valor social R$ 60,00

Se inscreva para ser atendida por uma das psicólogas abaixo. A psicóloga entrará diretamente em contato com você para concluir seu agendamento.

Para agendar com a Carina, clique aqui.

Para agendar com a Jaqueline, clique aqui.

Para agendar com a Leticia, clique aqui.

Opção 2 – Atendimento 100% gratuito

Não queremos que as atuais condições financeiras de sua família lhe empeçam de receber o acolhimento do CUIDANDO DE QUEM CUIDA. Se inscreva através do formulário abaixo e nós te contataremos informando se você se enquadra para receber um atendimento 100% gratuito. Nós entraremos em contato com você em até 3 dias úteis.

Clique aqui para se inscrever!

Caso você se enquadre em todos os pré-requisitos do nosso projeto social, a Monalizza irá lhe contatar pessoalmente e então você será direcionada para o atendimento individual com a psicóloga.

Como funciona o atendimento individual?

Baseando-se nas demandas apresentadas em seu formulário, você será direcionada para agendar a sua sessão de acolhimento com uma das psicólogas do projeto.

Cada psicóloga atende uma demanda de acordo com as experiências e especialidades da mesma. Todas elas têm o atendimento centrado na Teoria do Apego, e as áreas de atendimento variam desde gestação, preparação para o parto e pós parto, puerpério, depressão gestacional pós-parto, desafios com a primeira infância com base teórica na Disciplina Positiva, e também em Winnicott, desafios com adolescentes, desafios com o sono, casos de compulsão alimentar, desafios familiares e no relacionamento conjugal e organização após a chegada dos filhos etc.

O atendimento é online com duração de aproximadamente 1 hora.

O objetivo desse atendimento é te oferecer uma escuta ativa, te auxiliar com seus desafios atuais e te acolher para que você acolha seus filhos!

Todas as participantes do projeto social poderão participar da Roda um grupo que acontece 1 vez por mês para continuar recebendo acolhimento através de uma rede de apoio virtual com outras mães e também para compartilhar experiências.

Caso você demonstre necessidade de acompanhamento individual após a sua consulta, a psicóloga irá te oferecer um serviço de psicoterapia pelo valor social. Dependendo das condições financeiras da sua família, o seu caso será encaminhado para uma Clínica Escola de sua região para buscar acompanhamento individual totalmente gratuito.

O coração desse projeto é te acolher para que você se sinta abraçada e possa então verdadeiramente abraçar seus filhos! Nós verdadeiramente desejamos que quando você for atendida, você se sinta diretamente abraçada por Deus! Nós sabemos que uma conversa pode mudar uma vida!

Atualmente as vagas para o atendimento são limitadas e caso você queira contribuir com esse projeto social você pode entrar em contato conosco para ser um dos patrocinadores do projeto.

Você gostaria de participar da próxima Roda em grupo CUIDANDO DE QUEM CUIDA?

Todas são bem-vindas! Toda segunda quarta-feira de cada mês às 21h nós temos um encontro 100% gratuito em grupo direcionados pela Letícia e a Gisele através do aplicativo Zoom. Cada encontro trará um tema para te auxiliar na maternidade. (Confira o tema do mês em nosso Instagram) Durante esse encontro a Letícia estará quebrando muitos mitos sobre o atendimento psicológico e juntas, ela e a Gisele, estarão compartilhando educação sobre parentalidade consciente e também sobre privação de sono.

Por favor, só reserve sua vaga na roda se você tem certeza que poderá atender a este evento. Cadastre um e-mail válido no formulário, reserve em seu calendário a primeira quarta-feira do mês às 21h, e você receberá um e-mail 1 dia antes da roda com o link de acesso. Lembre-se de checar o seu SPAM!

Clique aqui para se inscrever para a roda!


Confira os depoimentos das mães que passaram pelo projeto inicial do CUIDANDO DE QUEM CUIDA!

Gostaria de deixar aqui minha gratidão por estar participando desse encontro de mães e ter a honra de trocar experiências com outras mães e principalmente por contar com a ajuda de pessoas tão qualificadas, com um entendimento profundo da maternidade e do ser humano. Em primeiro lugar quero agradecer a Jessica que ouviu meu relato e com tanto amor me deu de presente esse privilégio... muito obrigada, vc é minha fonte de inspiração!!

Quero agradecer as minhas colegas mamães que passaram e passam as mesmas dificuldades, e que lutam diariamente para serem ótimas mães!

As Psicólogas que nos acolheram e nos ouviram com tanto respeito e amor!!

Foi uma experiência incrível e nunca vi nada parecido na minha vida, pessoas se disponibilizarem a ajudar sem nada em troca!!! Que Deus abençoe cada uma de vcs e esse projeto lindo!!!

Gratidão!!

Beijos


O atendimento me fez refletir sobre questões que estavam adormecidas (pelo cansaço, pela falta de tempo, por pensar que as prioridades eram outras...), e me fez perceber o quanto é importante para mim, para meus filhos e minha família, resolver questões que foram “deixadas para trás” com a chegada dos filhos.

Me fez perceber a importância de estar em equilíbrio para ter a calma e paciência de lidar com as questões rotineiras dos filhos, poder transmitir tranquilidade e harmonia para as crianças. Fazer parte deste grupo de discussão me fez perceber que “eu não sou a única”, que muitos padrões se repetem, e como é importante ouvirmos outras mães contando histórias que parecem as nossas próprias histórias.


A princípio eu sentia vergonha de falar sobre algumas particularidades da minha família, que me preocupavam muito e eu me sentia perdida...cheguei a procurar ajuda lendo a respeito, mas o que eu encontrava era um pouco longe da minha realidade e no final não co seguia ajuda.

Acabei cedendo e deixando a vergonha de lado e participei do atendimento, foi difícil começar...mas depois eu me via falando, falando, falando e não queria mais parar de falar e chorar é claro, rs.

Não me senti julgada e sim acolhida, recebi palavras de conforto, reflexão, comecei a enxergar de outra forma os problemas que estou vivendo e percebi que há solução, foi muito bom poder desabafar, me senti mais leve. vou seguir alguns conselhos e sei que a jornada será longa, mas agora me sinto mais esperançosa.

Muito obrigada por ter a oportunidade de participar desse projeto tão acolhedor para as mães, muitas de nos se vemos perdidas em alguns momentos e foi muito importante esse para mim conseguir falar de algo que me fere tanto.

Gratidão ❤


*Aspectos Legais da Psicologia Social

As consultas 100% gratuitas oferecidas para famílias de baixa renda estão sendo financiadas pelo Family Wellness International Institute e os patrocinadores do projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA.

O projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA oferece gratuitamente a Roda de Apoio Para Mães. Essa roda de conversa acontece toda segunda Quinta-feira do mês às 21h de forma online e ao vivo através do aplicativo Zoom.

O projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA oferece uma consulta única gratuita por família. Essa consulta é um atendimento de acolhimento individual diretamente com uma das psicólogas.

Após esse atendimento individual, caso a família demonstre necessidade de acompanhamento, a psicóloga irá oferecer seus serviços de psicoterapia pelo um valor social a ser contratado diretamente com a psicóloga. De acordo com as condições financeiras e sociais da família, a psicóloga fará o encaminhamento da mesma para uma Clínica Escola da região da família para buscar atendimento de acompanhamento gratuito.


Patrocinadores

Se torne um dos patrocinadores do CUIDANDO DE QUEM CUIDA – Acolhimento de mães e famílias! A primeira plataforma psicológica e online totalmente direcionada para famílias baseada na ciência do Apego!

Você gostaria de ter o logo de sua empresa divulgado aqui em nosso site e em nossas redes sociais?

Venha CUIDAR DE QUEM CUIDA com a gente! Sua participação mensal pode ajudar uma família que não tem acesso a atendimento psicológico! Você pode mudar uma vida! Você pode mudar uma família e afetar numa geração inteira! Entre em contato conosco clicando aqui.